Quanto custa uma má escolha de embalagens?
- Polymark News

- 23 de mai.
- 3 min de leitura
Uma má escolha de embalagem pode acarretar custos significativos para uma empresa, tanto em termos financeiros diretos quanto de imagem da marca. Vamos falar sobre os principais impactos que sua empresa pode sofrer:
Aumento de devoluções e trocas
Embalagens frágeis ou mal projetadas podem comprometer o produto durante o transporte. Optar por uma espessura menor, com o objetivo de reduzir custos ou consumo, pode causar vazamentos, amassar o material com facilidade, prejudicar a arte final e gerar dobras, especialmente em stand-up pouches que não são acondicionados com colmeias.
Custos com logística reversa, substituição do item e reenvio.
Perda de produtos ou degradação
Embalagens inadequadas à natureza do produto (por exemplo, alimentos perecíveis em embalagens sem vedação adequada) resultam em perda de estoque. Para cada produto envasado, existe uma necessidade de barreira para que ele não degrade dentro da embalagem ou sofra vazamentos por fragilização da estrutura final. Se o seu produto é uma emulsão (como no caso de cosméticos), um material inadequado pode gerar separação de fases; se for em pó, pode adquirir umidade, formar grumos, mudar a coloração e modificar aromas. Por isso, o estudo prévio da estrutura que forneça a barreira adequada é um dos passos mais importantes no desenvolvimento do produto.
Desperdício de embalagens e altos custos de produção
Embalagens mal dimensionadas geram uso excessivo de matéria-prima ou exigem mais espaço no transporte. Dimensionar uma embalagem é um estudo importante, pois cada produto exige uma atenção diferenciada na hora do envase. Se falarmos em produtos líquidos, como cremes, óleos e até aquosos, como enxaguantes bucais, eles têm diferentes necessidades no momento do envase. Os cremes são mais tranquilos de envasar devido à sua viscosidade; os aquosos têm a tendência de respingar e, por isso, necessitam de uma embalagem mais profunda; já os óleos migram pelas canaletas internas da embalagem e precisam de embalagens mais compridas.
Os produtos sólidos geram suspensão e devem ser acondicionados em embalagens mais largas, sem o fundo selado, criando um "berço" para acomodá-los. Além disso, é necessário redobrar a atenção na hora da selagem, para que não haja produto na área de selagem, o que pode causar vazamentos. Existem até materiais no mercado que selam na presença de contaminantes, mas essa alternativa ainda é mais cara e arriscada.
Perda de oportunidades de venda
Embalagens que não se destacam no ponto de venda ou que não comunicam bem os benefícios do produto podem reduzir as conversões. Novamente, temos aqui um problema relacionado ao desenvolvimento da estrutura das embalagens, que impacta diretamente na imagem e na marca, gerando danos à reputação da empresa. Isso ocorre porque os clientes tendem a associar embalagens de baixa qualidade à falta de cuidado da empresa como um todo, o que pode levar à perda da confiança do consumidor.
Quando a embalagem não protege adequadamente o produto ou chega com aparência comprometida, o consumidor tende a desconfiar da marca. Essa experiência negativa faz com que ele migre para os produtos da concorrência. No entanto, os problemas não se limitam apenas à proteção: embalagens difíceis de abrir, mal projetadas ou que não sejam sustentáveis também geram frustração e prejudicam a experiência do consumidor.
Além disso, impactos ambientais mal percebidos, como o uso de embalagens excessivas, com gramatura ou dimensões desproporcionais ao produto, ou que não sejam recicláveis, podem afetar a imagem da marca, associando-a à irresponsabilidade ambiental. Esse fator é especialmente crítico nos dias de hoje, podendo gerar mídia negativa. Reclamações sobre problemas de embalagem têm alto potencial de viralizar nas redes sociais, afetando rapidamente a reputação da empresa.

A escolha inadequada de embalagens pode gerar prejuízos expressivos para uma empresa, indo muito além do custo do material em si. Ela impacta diretamente as finanças — por meio de devoluções, perdas e logística ineficiente — e também a imagem da marca, comprometendo a confiança do consumidor e a percepção de qualidade.
Em um mercado cada vez mais competitivo e sensível à experiência do cliente e à sustentabilidade, investir em uma embalagem bem planejada não é um custo extra, mas sim uma estratégia essencial. Escolher o material ideal para o seu produto é fundamental para proteger a marca, o faturamento e a reputação da empresa.
SOBRE NÓS:
A Polymark está há 29 anos distribuindo filmes flexíveis para uma ampla gama de aplicações, incluindo embalagens para o setor alimentício, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, farmacêuticos, envoltórios para presentes, flores, rótulos para garrafas e etiquetas.







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