top of page

Como o BOPP pode ser um aliado para a impressão digital

  • Foto do escritor: Polymark News
    Polymark News
  • 17 de out.
  • 3 min de leitura

O BOPP é um dos materiais mais versáteis do mercado de filmes flexíveis. Suas propriedades mecânicas apresentam menor deformação, como estiramento e encurvamento, em comparação a outros filmes. Essas características contribuem para um melhor registro de cor, ou seja, maior precisão no alinhamento, em impressões digitais de alta definição e transparência, resultando em imagens nítidas, cores vibrantes e ótimo contraste. Já papéis ou substratos menos lisos tendem a absorver ou dispersar a tinta ou o toner, reduzindo a definição e as barreiras. Além disso, por sua baixa espessura, o BOPP apresenta vantagens em relação a concorrentes diretos, como o poliéster.


A impressão digital vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de conversão. Equipamentos cada vez mais tecnológicos, com perdas mínimas, setups de máquina praticamente inexistentes e materiais que fluem com baixo custo e alta versatilidade fazem com que esse processo esteja conquistando o mercado de impressões em flexografia de bandas estreitas e médias.


Outro ponto a ser considerado é a variedade de opções de materiais, como transparentes, opacos, metalizados, foscos, brilhantes e branqueados, que permitem adequar o acabamento ao efeito visual desejado, ampliando as possibilidades criativas.


Quanto à maquinabilidade, o BOPP se adequa muito bem nos quesitos de cura e secagem, dependendo da tinta utilizada. Esse material possui tratamento residual que ajuda na ancoragem da tinta e, quando há necessidade de secagem rápida, podem ser utilizadas tintas UV. No alinhamento do material na máquina, o BOPP apresenta variações nos coeficientes de atrito, podendo ir de um deslizamento mais alto até um comportamento mais travado nos roletes, mantendo sempre a planicidade e evitando deformações indesejadas graças à sua rigidez.


As impressoras digitais modernas alcançam boa resolução (dots por polegada), ampla gama de cores, transições suaves e reprodução de detalhes finos. Em comparativos com impressões em gravura ou rotogravura, estudos indicam que, no BOPP, as tintas de cada cor de processo (C, M, Y) se comportam de forma relativamente uniforme, com ganho de ponto (dot gain) controlado.


Também, em rótulos, adereços visuais e embalagens premium, o acabamento (brilho, mate, transparente) combinado com impressão digital sobre BOPP produz resultado estético bastante competitivo.

impressão digital (xerox)

Os setores do mercado que mais utilizam BOPP na impressão digital são: alimentos e bebidas com rótulos, selos e etiquetas expostas à umidade ou gordura; embalagens flexíveis, snacks, doces, lanches; cosméticos e cuidados pessoais, em frascos, tubos e embalagens com impressão de alta qualidade, requinte e apelo visual, onde o acabamento de brilho ou efeito especial funciona bem; logística & etiquetagem industrial, em que as etiquetas precisam aguentar condições adversas, como frio, umidade e movimentação; códigos de barras, rastreabilidade; produtos químicos e farmacêuticos com embalagens que requerem resistência a solventes, detergentes, variações de temperatura.


Boas práticas para maximizar os benefícios:


  • Certificar o uso de pré-tratamento (corona, plasma etc.) para aumentar adesão da tinta.

  • Escolher tintas apropriadas para substrato plástico (UV-cure, solvente, base água com tratamento etc.).

  • Projetar o layout de impressão considerando possíveis problemas como “slip” ou aderência, fazendo provas.

  • Considerar acabamentos protetores (verniz, laminação) quando houver necessidade de resistência mecânica, abrasiva, ou ambientes difíceis.

  • Gerenciar o controle de qualidade do substrato (espessura uniforme, tolerância, transparência, acabamento da superfície) para evitar variações que prejudiquem a impressão.


A impressão digital sobre BOPP oferece um forte combo de:


  • Dualidade visual: alta, nitidez, cores, brilho ou fosco etc.;

  • Durabilidade: bom desempenho frente a condições adversas como umidade, calor, manipulação;

  • Flexibilidade: ideal para tiragens variadas, personalização, adaptação rápida de design;

  • Eficiência econômica: menos desperdício, menos estoques de chapas, menor gasto logístico, bom custo por unidade em volumes médios ou pequenos.


Para empresas ou marcas interessadas em embalagens ou etiquetas de qualidade, com apelo visual elevado, prazos mais curtos e necessidade de adaptação, o BOPP com impressão digital é uma excelente alternativa.

SOBRE NÓS:


A Polymark está há 29 anos distribuindo filmes flexíveis para uma ampla gama de aplicações, incluindo embalagens para o setor alimentício, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, farmacêuticos, envoltórios para presentes, flores, rótulos para garrafas e etiquetas

Comentários


bottom of page